- Personalizações + R$ 0,00
- Total R$ 0,00
O avanço tecnológico está transformando rapidamente o mercado de trabalho, e muitas profissões estão enfrentando desafios significativos. Um relatório recente do Fórum Econômico Mundial (WEF), elaborado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), revelou as 15 ocupações mais suscetíveis a serem substituídas por tecnologias digitais até 2030. Vamos explorar os detalhes e entender as mudanças previstas para os próximos anos.
De acordo com a 5ª edição do relatório “The Future of Jobs Report 2025”, as profissões mais impactadas pelo avanço tecnológico estão concentradas em funções administrativas, secretariais e operacionais. Essas são as 15 profissões com maior risco de declínio:
Funcionários de Serviços Postais
Caixas bancários e cargos relacionados
Operadores de entrada de dados
Caixas e atendentes
Assistentes administrativos e secretárias executivas
Trabalhadores de impressão e cargos relacionados
Contadores, auxiliares de contabilidade e de folha de pagamento
Atendentes e condutores de transporte
Assistentes de registro de materiais e controle de estoque
Vendedores porta a porta, vendedores de jornal, ambulantes e cargos relacionados
Designers gráficos
Peritos de seguros, examinadores e investigadores
Oficiais jurídicos
Secretárias jurídicas
Operadores de Telemarketing
O estudo aponta que o principal fator por trás do declínio dessas ocupações é a ampliação do acesso digital e o desenvolvimento de tecnologias como Inteligência Artificial (IA), robôs e sistemas autônomos. Além disso, fatores demográficos, como o envelhecimento da população e o declínio da força de trabalho em idade ativa, também contribuem para essa mudança.
Apesar do cenário de declínio para algumas profissões, o relatório também traz boas notícias. Há uma forte demanda por profissionais ligados à tecnologia, como especialistas em Big Data, Inteligência Artificial e aprendizado de máquina. Além disso, estima-se um saldo positivo de 78 milhões de empregos criados globalmente até 2030.
O relatório destaca que cerca de 39% das habilidades existentes precisarão ser atualizadas ou se tornarão obsoletas entre 2025 e 2030. As habilidades mais valorizadas incluirão:
Pensamento analítico
Resiliência
Flexibilidade
Agilidade
Liderança
Influência social
Segundo Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais da FDC, não há motivo para alarde. “Os dados não apontam para um cenário catastrófico”, afirma. Ele destaca que, apesar das perdas em algumas áreas, o saldo final será positivo, com a criação de novas oportunidades.
O avanço tecnológico é inevitável, mas também traz novas oportunidades para aqueles dispostos a se adaptar. Atualizar suas habilidades e acompanhar as tendências do mercado será essencial para prosperar nesse novo cenário. Fique atento ao nosso blog para mais conteúdos que ajudam você a entender e se preparar para o futuro do trabalho.